top of page
fisica 02

FÍSICA 02

HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO

CAMPECHE, Guilherme; COMPER, Gabriel. História do Eletromagnetismo, 2021.

História

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

Ondas eletromagnéticas 

As ondas eletromagnéticas são perturbações invisíveis produzidas pela oscilação de um campo elétrico e outro magnético, elas foram previstas teoricamente pelas cinco leis do eletromagnetismo de James Clark Maxwell. Na época de Maxwell o magnetismo e a eletricidade eram áreas separadas e independentes, a eletricidade estudava os fenômenos elétricos e o magnetismo estudava os fenômenos magnéticos, mas tudo mudou quando Maxwell percebeu que ambos os fenômenos tinham uma causa em comum a carga elétrica, descobriu que os fenômenos magnéticos também são devido à presença de cargas elétricas só que estas em movimento e os elétricos por causa das cargas em repouso. Maxwell assim como Sir Isaac Newton, executou uma das maiores e mais importantes unificações da física, ele juntou o magnetismo, a eletricidade e a ótica ao desenvolver uma nova visão sobre a natureza da luz e sua propagação pelo espaço. 

Ainda no século XIX Wilhelm Rötgen fez uma grande descoberta baseando - se na teoria de Maxwell, ele descobriu ondas eletromagnéticas capazes de atravessar tecidos moles, ondas que ficaram conhecidas como raios x ou raios Rötgen, uma descoberta científica que efetuou um impulso significativo ao desenvolvimento da medicina e da tecnologia. 

Albert Einstein fez algumas considerações importantes com base na nova teoria eletromagnética, na visão dele as leis de Maxwell eram não - invariantes, isto é dependiam do sistema de referência inercial adotado, para ele isso era insuportável, por esse motivo na sua teoria da relatividade ele considerou que as leis eram invariantes, não só as cinco as leis do eletromagnetismo mas também todas as leis da física eram invariantes, isso culminou na formulação do primeiro postulado da relatividade restrita, que estabelece que " as leis da física são as mesmas em todos os referenciais inerciais". Maxwell formulou na sua unificação gloriosa um postulado que estabelece que a velocidade da luz é finita e seu valor é 299.792.458 m/s exatamente, partindo do pressuposto que a luz é uma onda eletromagnética e necessita de um meio para se propagar, o éter, um fluido imponderável e tênue que permeia todo o universo. Einstein desconsiderou a necessidade de meio para a luz se propagar na sua relatividade restrita, mas também defendeu que a velocidade da luz é finita e um limite de velocidade cósmica, e com base nisso formulou o segundo postulado da relatividade, que estabelece que "a velocidade da luz é a mesma para todos os referenciais inerciais". 

Em 1896 Henri Baquerel descobriu que o elemento químico urânio-238 emitia radiação eletromagnética em uma placa na mesma faixa dos raios x descobertos por Rötgen e o casal Curie descobriu que os elementos polônio e rádio emitiam radiação mais intensa. 

Em 1897 Ernest Rutherford descobriu que as radiações poderiam ser desviadas na presença de campos elétricos e há tipos de radiação, que ele classificou como alfa, beta e gama. A radiação Alfa é uma partícula com dois prótons, dois elétrons e dois nêutrons semelhante ao átomo do gás Hélio, por esse motivo os átomos de Hélio são chamados de partículas alfa. A radiação Beta é formada por elétrons que são emitidos pelos núcleos átomicos à altíssimas velocidades, por exemplo os núcleos dos elementos potássio -40, carbono -14, iodo -132 e bário -126. As radiações Gama são ondas eletromagnéticas de alta frequência e altíssima energia, com comprimentos de onda que vão de 0,1 angström a 0,01 angström, e produzidas

Por: Por: Elaine Pamela Santos, Daniel de Jesus,
Pedro Borges, Luiza Estela Andrade. 

Ondas

CAMPO ELETROMAGNÉTICO

Imã

O imã é um corpo que gera um campo magnética ao seu redor. Pode ser classificado de duas formas: 

Natural: constituído de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de magnetita. 

Artificial: construído com ligas metálicas, que quando submetidos a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas. 

As primeiras observações relacionadas ao magnetismo foram registradas na Grécia Antiga, em uma cidade chamada Magnésia onde se encontrava um mineral que tinha a capacidade de atrair pequenos objetos de ferro. Esse material passou a ser conhecido como magnetita em virtude do nome do local onde foi encontrado. O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo.
 
Propriedades do imã 
- Capacidade de atrair outros objetos, como o ferro. 
- Possuem dois polos o norte (positivo) e o sul (negativo) 
- Quando aproximados, os imãs podem ter duas reações: repulsão, se os polos forem iguais; ou atração se são polos diferentes. 

 

 

 

 

 

 


- Alinhamento com os polos geográficos da Terra, que ocorre caso o imã esteja posicionado de forma a mover-se livremente. A orientação norte do imã coincide com a direção do norte geográfico da Terra, e o polo sul orienta-se na direção sul do polo geográfico da Terra. 
- Em um imã, um polo não aparece isolado, ou seja, não pode haver um imã somente com polo sul ou polo norte. A razão para esse fenômeno é o fato do magnetismo ser constituído de imãs elementares (pequenos imãs, em escala microscópica). 

 

Por: Lis Fabiane

Referências

TEIXEIRA, Mariane Mendes. "O que é imã?"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-ima.htm>. Acesso em: 14 de julho de 2021.

 

TEIXEIRA, Mariane Mendes. “Campo magnético de um imã em barra” Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-ima.htm>. Acesso em: 14 de julho de 2021. 

Campo Eletromagnético

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Por: Bruna Luiza Pereira, Isabela Alves,
Lara Rodrigues e Thamiris Santana

FÍSICA UNIVERSITÁRIA. Tema 16 - Aplicações do Fenômeno da Indução | Experimento - Transformador derretendo prego, 2021. vídeo {02:16}.

Indução Eletromagnética

A indução eletromagnética é um processo direcionado a diferenciação de todo um sistema. Fundamentalmente se trata da variação de um campo magnético nas reações de um aparelho condutor e que, a resposta gera o surgimento de uma força eletromotriz induzida nesse sistema.
Tal temática envolve efeitos das Leis de Lenz e de Michael Faraday (1881) descreve a matemática e propriedades qualitativas. Pesquisas e experimentos realizados comprovaram a indução eletromagnética, a partir de análises de correntes e suas durações em campo.
O aquecimento por indução em materiais metálicos (condutores elétricos), que promove rigidez ou amolecimento, é o princípio de Faraday. Ao decorrer do tempo, a conclusão sobre a indução elétrica está pautada na ação de um imã em torno de uma geração de corrente elétrica.
De modo geral, com o descobrimento da indução eletromagnética diversas são as contribuições e aplicações no cotidiano, como o uso de transformadores e  geradores. Exemplos esses que provam os legados da Física Moderna, ao passo que provam as descobertas tecnológicas.

Indução Eletromagnética
bottom of page